Serenidade em tempos de (1)

Olá queridos! Hoje venho aqui fazer uma resenha um pouco diferente das que já fazemos por aqui. Participei de uma palestra super especial na última terça (11) e gostaria de compartilhar com vocês como foi e o que absorvi com ela. O tema da palestra foi ” Serenidade em tempos de caos” ministrada por Gita Patel que é coordenadora do centro de meditação Brahma Kumaris na Califórnia – EUA. Ela também é bacharel em comércio na ìndia, de onde ela é. É palestrante internacional e viaja extensivamente por vários países.

 

Qual foi minha experiência sobre a palestra “Serenidade em tempos de caos”

De acordo com o que estamos vivendo nos dias atuais,achei o tema da palestra muito interessante. Sem contar que estou em constante busca do autoconhecimento e amo essas palestras relacionadas a comportamental, sentimental, coisas relacionadas ao universo, dentre outras…

Outro fator que me fez ir até a palestra, foi o fato de alguém vir de tão longe, falar de algo que precisamos tanto nos dias atuais e não cobrar nada por isso. Isso é um exemplo para mim.

Eu não sei se vocês sentem o mesmo que eu, mas eu me sinto muito REATIVA ao que o mundo externo nos oferece. E a todo momento estamos recebendo estímulos externos e muuuitas vezes nos conectamos com coisas externas, como por exemplo, quando vemos notícias no jornal acerca de corrupção ou alguma outra injustiça, logo nos conectamos com aquela negatividade, sentimos raiva, ódio e assim alimentamos ainda mais a vibração negativa que ecoa sobre a política, sobre nossos país.

Seja guia e não guiado

Constantemente queremos tirar férias para viajarmos para algum lugar para termos paz, ou queremos que tenha um feriado para termos momentos de paz. Cruzamos o oceano em busca de lugares que nos proporcionem paz.

Seja guia e não guiado (1)

Quando sentimos medo, nossos pensamentos são negativos, somos embebidos pela energia negativa de achar que não vamos conseguir. Eu mesmo, antes da minha terapeuta maravilhosa Vânia Cris me dar a ideia de fazer esta resenha que estou me deliciando em escrevê-la agora, estava com medo de ir a palestra sozinha. Vê se pode! Convidei todas as pessoas que conheço que pudessem se interessar pelo assunto e ninguém pode ir ou não quiseram mesmo. E eu, louca para ir à palestra, por ausência de companhia estava com medo de ir sozinha.

Diante do exposto, você já deve ter se identificado com pelo menos duas situações do tipo e um antídoto que podemos usar constantemente, é o nosso pensamento. Ele tem um poder incrível que nós nem imaginamos.

Devemos praticar o ” Eu estou em paz” no aqui e agora.
Pensar na paz gera energia vibracional positiva para nós mesmos e para o próximo. Quando estamos em momentos difíceis de turbulência, de angústia, são oportunidades excelentes para gerarmos a paz, para transmutarmos o sentimento, a energia que quer nos envolver. Podemos escolher se queremos experimentar o caos ou a paz.

Com certeza essa não é uma tarefa fácil, afinal, estamos tão acostumados a recebermos os estímulos externos e apenas respondê-los que nunca nos passou pela cabeça que podemos devolver estímulos diferentes de dentro para fora e mudar nossa realidade.

Desconstruir crenças é uma das coisas mais difíceis que existe, pois são anos que temos de mudar.

A meditação ajuda nesse processo. Devemos adquirir o hábito de meditar diariamente. Nem que seja 5 minutos tomando seu café da manhã tranquilamente, maquiando, escolhendo uma roupa para se sentir bem nela. Seja no tempo que levamos até o trabalho.

Meditar é pensar positivo. É transmutar sentimentos. É acreditar na vida. É controlar nossas emoções e assim sermos donos da nossa mente e não escravos dela.

Existem 4 tipos de pensamentos, de acordo com Gita Patel: os positivos, os necessários, os úteis e os inúteis.

Com certeza os mais constantes em nossa vida, são os inúteis que são os que pensamos no passado e no futuro e nos impedem de desfrutar o presente.

Devemos mudar nossa forma de pensar e isso começa com apenas um pensamento.

A Gita nos ensinou ainda um mantra que achei lindo e maravilhoso, mágico.

OM Shanti! Use quando estiver com a mente acelerada para acalmá-la. Esse mantra é o mantra da paz no hinduísmo. Om é o som do universo e Shanti significa paz.

Muita luz para você!

Me deixe saber se gostaram da resenha.