Oi gente! tudo bem? Queria trazer esse Day Spa facial para vocês porque estou fazendo no meu rosto uma vez por semana e estou A-M-A-N-D-O o resultado.

É um momento para você se curtir, cuidar de você mesma e ficar com a pele do rosto radiante! O melhor é que é feito com produtinhos baratex ou produtinhos que você já tem em casa. Eu costumo fazer essa receitinha no sábado, que é quando tiro um tempinho para cuidar de mim.

Vamos começar?

Day Spa facial – Limpeza da pele

Limpar a pele do rosto é fundamental para retirar o excesso de maquiagem e oleosidade, desobstruir os poros e possibilitar a penetração dos tratamentos cutâneos. Nesse passo você pode usar o sabonete facial que está acostumada a usar no dia a dia. Eu costumo usar o sabonete líquido da Actine (resenha aqui) para fazer meu Day Spa.

Sabonete líquido Actine

Day Spa facial – Esfoliação

A esfoliação é importante para deixar a pele mais lisa e uniforme, estimular a renovação celular e aumentar a penetração dos ativos dos cosméticos que serão aplicados na pele. Para a receitinha da esfoliação você irá utilizar:

  • 1 colher de chá de açúcar cristal
  • 1 colher de chá de sabonete líquido facial

Misture os dois, aplique no rosto úmido e vai massageando suavemente, evitando a área dos olhos. Tem que misturar e passar logo porque o açúcar derrete. O que eu faço é colocar os dois separados em um potinho e misturar só na hora de passar.

Esfoliação com acúcar
Esfoliação com açúcar

Se você preferir pode usar algum esfoliante facial que já possua em casa. Aqui no blog, já resenhamos o esfoliante Clearskin da Avon que custa R$ 10,00 e é ótimo. Veja aqui a resenha!

Day Spa facial – Máscara de argila

Gente, para tudo! Usar argila no rosto tem sido a oitava maravilha do mundo para mim. Eu estou usando uma vez por semana (no dia do day spa, claro) e estou adorando muito os resultados.

A argila é rica em sais minerais e por isso é muito utilizada em cosméticos. Ela possui a capacidade de limpar as impurezas da pele, prevenir a formação de cravos, ajudar na circulação sanguínea e auxiliar no controle da oleosidade. Além disso, ela suaviza e amacia a pele. Ufa! Quanta coisa!

Vamos aprender um pouco sobre cada tipo de argila? Isso vai te ajudar a escolher qual a melhor para o seu tipo de pele.

Argila verde:

A argila verde é indicada para peles oleosas e com acne. Tem ação adstringente, tonificante, estimulante, secativa, bactericida, analgésica e cicatrizante se aplicada como máscara facial no tratamento de beleza.

Realiza um peeling natural, removendo o excesso de oleosidade da pele. Nutre os tecidos com sais minerais e absorve radiação solar, retardando o envelhecimento.

Argila Branca:

A argila branca é indicada para peles sensíveis e desidratadas. Contém o maior percentual em alumínio e seu pH é muito próximo ao da pele.

Seus benefícios são de clarear, absorver a oleosidade da pele sem desidratar, e ter ação suavizante e cicatrizante. Apresenta ação tensora branda e, portanto, pode ser usada em todos os tipos de pele, especialmente nas expostas demasiadamente ao sol.

Argila vermelha:

A argila vermelha é indicada para peles mais sensíveis e rosadas. Tem grande capacidade de absorver oleosidade e renovar a estrutura das células, deixando o rosto, corpo e até os cabelos mais belos e saudáveis.

Por ser rica em óxido de ferro e cobre, a argila vermelha auxilia na respiração das células. Sem esses nutrientes, a pele tende a ficar seca, sem elasticidade e envelhece mais rápido. Fazer uma máscara dessa argila é ótimo para reduzir as linhas de expressão.

Argila Rosa

A argila rosa é a mistura da argila branca com a vermelha. Por ser mais suave, a argila rosa é indicada para as peles sensíveis e delicadas. Ela possui ação desinfetante, cicatrizante e suavizante. A argila rosa é rica em ferro, e muito boa para aplicação de máscara facial, corporal e capilar.

Ao mesmo tempo em que absorve as toxinas e o excesso de oleosidade, fornece os minerais necessários para devolver o viço e o brilho natural de sua pele e cabelos, tornando-os sedosos e macios.

Argila Cinza

A argila cinza é indicada para peles oleosas e com manchas.

Devido ao titânio presente em sua composição, combate espinhas, cravos e é um excelente esfoliante. A argila cinza é antioxidante natural, retardando o envelhecimento da pele. É reguladora da seborréia capilar, absorve a irradiação solar, é clareadora de manchas e pode ajudar na redução do peso e medidas.

Argila Preta

A argila preta é a mais nobre de todas, pode ser encontrada também como lama vulcânica. É muito utilizada para a desintoxicação da pele, principalmente peles oleosas.

Tem ação antiinflamatória, anti-artrósica, absorvente e anti-stress. Devido ao alto teor de alumínio e silício e baixo percentual de ferro, pode ser usado tanto para cosmética como para tratamentos de doenças. É um excelente agente rejuvenescedor.

Eu tirei essas informações do site Beleza e Saúde. O mais legal é que a argila é um produto super baratinho e fácil de ser encontrado. A minha eu comprei em uma lojinha de rua que vende produtos naturais e custou R$ 10,00 o saquinho com 200 gramas. Eu escolhi a argila rosa porque minha pele é sensível e delicada.

Para a receitinha da máscara de argila, você vai precisar de:

  • 1 colher de chá bem cheia de argila
  • 3 colheres de chá de água filtrada

Misture os ingredientes em um potinho e está pronto!

Argila rosa

img_0093

 

Eu utilizo da seguinte forma: passo uma primeira camada e espero secar (em torno de 5 minutos). Depois passo mais outra camada por cima e espero secar de novo e vou fazendo isso até a misturinha acabar. No final aguardo mais 10 minutinhos e depois enxáguo. Quando a argila seca, a pele fica repuxando e pode incomodar um pouquinho. Por isso eu vou passando por camadas porque a misturinha vai sempre deixando a pele úmida.

Argila úmida
Argila úmida
Argila seca
Argila seca

Depois é só retirar a argila com água, esperar secar e sentir como a pele está suave e macia. Fica tão gostosinha que não dá vontade de parar de passar a mão no rosto!

Day Spa facial – Hidratação

Por fim é só passar seu hidratante facial e você estará prontinha para enfrentar as batalhas da vida com uma pele sedosa, macia e radiante.

Eu posso dizer que minha pele tem melhorado muito depois que passei a fazer esse Day Spa facial. E gente, “ahazamos” no quesito economia e produtinhos acessíveis, né? Ninguém dando desculpa para não fazer, hein!

Beijinhos!