Oi gente tudo bem? O assunto de hoje é corte químico. É um tema muito difícil de ser tratado porque nenhuma mulher quer passar por isso, né?

Quero conversar com vocês sobre a minha experiência com esse assunto. Para quem não sabe, corte químico é quando você utiliza alguma substância química que causa a quebra do cabelo. Pode ocorrer quando você mistura tintura com alisamento, faz várias descolorações no cabelo ou outros tratamentos que possuem ingredientes incompatíveis. O resultado são os fios partidos, porosos e elásticos. O meu caso está relatado nesse post aqui. Mas vamos relembrar a história?

O meu corte químico foi ocasionado por ter feito muitas descolorações no cabelo. Em ago/15 eu descolori o cabelo 2 vezes e depois pintei de castanho em uma semana ( podem me julgar!). Nessa época, como meu cabelo estava muito bom, eu não sofri um corte químico mas tive um estrago enorme. Aí eu cuidei muito dele e achei que em fev/16 eu finalmente tinha me livrado do estrago e que poderia fazer luzes novamente. Meu cabelo não aguentou e sofri o corte químico durante a descoloração. Não tenho nenhum tipo de relaxamento, progressiva, nada.  Uma parte do erro foi meu, o de achar que meu cabelo aguentaria a descoloração novamente e a outra parte foi da cabeleireira, que deixou a descoloração agir por mais tempo do que o cabelo aguentaria. O resultado foi que meu cabelo quebrou muito, principalmente na parte de cima. Vocês podem ver aqui como meu cabelo ficou quebrado:

img_8728

Essa foto eu tirei depois de uns 5 meses do corte químico, a raiz já estava um pouco grande. No dia da tragédia, quando a moça foi secar meu cabelo eu só via um monte de cabelo esfarelando, voando pelo local. Passei a mão no cabelo e já senti que a quantidade de cabelo havia diminuído. Não comecei a brigar com ela porque, infelizmente, ela não ia poder colar meus fios de cabelos quebrados. O estrago já estava feito! Mas vamos ao que interessa que é o que eu fiz após esse incidente.  Tirei até foto de um fio de cabelo meu para vocês terem ideia do estrago:

Corte químico

Vou fazer o post contando o que eu fiz mas em formato de tópicos de dicas do que você pode fazer se estiver passando pelo mesmo problema, tá? Então bora lá:

Corte químico : Corra para o produtinho que vai ressuscitar seu cabelo!

Glicopan pet: Seu melhor amigo!
Glicopan pet: Seu melhor amigo!

Minha primeira indicação é que você corra para o Glicopan Pet. Os catioríneos são os melhores amigos do homem e o suplemente vitamínico deles será o melhor amigo do seu cabelo com corte químico HAHAHA. Logo após ao corte químico eu já fui logo passar o Glicopan e  posso te dizer com segurança que ele recuperou 50% do meu cabelo, fazendo o cabelo parar de esfarelar ( quando eu passava a mão no cabelo ele  já não saia em tufos). Todo o procedimento feito com o glicopan está aqui. Na primeira semana eu confesso que usei o glicopan em todas a lavagens. Depois passei a usar uma vez por semana durante o primeiro mês. Fiz muita hidratação e nutrição intercalando também. Depois disso, comecei a usar a cada 15 dias e depois de 2 meses comecei a usar uma vez por mês e uso até hoje assim na parte que ainda está descolorida.

Corte químico : Cronograma capilar é fundamental!

Monte um cronograma capilar para você. Sinta o que seu cabelo está pedindo e monte um cronograma que se adapte ao tipo de cabelo com corte químico. No início ele estará precisando de MUITA reconstrução. Mas não esqueça que hidratação e nutrição são extremamente importantes também. Nesse post aqui ensinamos sobre o cronograma capilar. Recomendo muito a leitura mas sugiro que você monte seu cronograma capilar de ressuscitação de acordo com suas necessidades e seu tempo. No primeiro mês eu sugiro que você use sempre uma máscara de tratamento em todas as lavagens e, sempre que possível, deixe o creme agir por uns 15 minutinhos na touca antes de lavar.

Corte químico : Aprenda a comprar os cosméticos certos!

download

Um cabelo com corte químico necessita de produtos potentes para a sua recuperação. Não vá achando que qualquer shampoo e condicionador de supermercado que você já tenha em casa vai resolver seu problema. Gente, aqui não digo que não venda bons produtos capilares no supermercado ou que você tenha que gastar trilhões de reais em produtos. Mas você terá que aprender a ler os rótulos dos produtos e vai ter que comprar produtos específicos para reconstruir, nutrir e hidratar.

Não adianta também correr para o salão e fazer uma BIG reconstrução no dia do corte químico e voltar para casa achando que não precisa fazer mais nada. Seu cabelo necessitará de cuidados constantes!

Sobre a questão do shampoo, corra dos shampoos anti-resíduos, daqueles que fazem detox capilar ou daqueles que são indicados para cabelos oleosos. Como seu cabelo está extremamente frágil invista em shampoos hidratantes. Vai por mim!

Para você ter uma ideia, antes de passar por esses perrengues capilares eu só usava o shampoo e condicionador mais barato do supermercado e tinha apenas uma máscara que era a que eu usava quando ia tratar o cabelo. Eu nem me atentava se era de reconstrução, hidratação ou nutrição! Depois desses perrengues, passei a frequentar lojas especializadas em cosméticos, passei a ler mais sobre os produtos e também comecei a investir meu dinheiro em cremes mais caros. Se você tem dinheiro para isso eu recomendo muito esse creme aqui para os casos de corte químico:

Resurrection 3 – Máscara Tigi Urban Antidotes

Se você tiver condição compre e compre com gosto porque ele é MARAVILHOSO! Vai ajudar muito na sua recuperação capilar. Mas se você não tem grana dá uma lida na nossa seção capilar aqui da página que temos resenha de produtinhos baratos também. Eu uso de tudo, não ligo para valor. O importante é tratar bem o cabelo! Já encontrei ótimos produtos que vendem em supermercado e são baratex como também já paguei caro em produtos que não gostei muito.

Corte químico : Corra das químicas!

NÃO MEXA NESSE CABELO DE NOVO ATÉ ELE CRESCER! Vai em caixa alta mesmo esse recado para você e para mim!

Pessoal, um cabelo com corte químico será sempre um cabelo com corte químico até que o cabelo cresça e você corte a parte danificada. Não vá achando que você pode fazer química de novo nele porque, infelizmente, ele será sempre mais frágil e mais delicado. Por mais que você cuide e por mais que você ache que ele aguenta outro tranco eu te digo que não. Eu mesma cuido bastante do meu cabelo e sempre que tento dar uma descuidada achando que ele está bom ele volta me mostrando que não é bem assim. Se eu fico uma semana sem cuidar dele, ele já começa a ficar seco, áspero, sem vida, sem brilho e começa a querer quebrar. Então, se você não quiser perder o pouco de cabelo que te resta, não mexa nele até ele crescer todo novamente.

Eu já estou louca para fazer minhas luzes mas me prometi que só farei quando meu cabelo crescer todo e eu puder fazer o procedimento com segurança. Não quero passar por um corte químico novamente. Você quer? E olha que o meu nem foi tão severo assim. Update: Vou colocar uma foto dele agora com 1 ano e dois meses depois do corte químico. Estou com ele mais curto para tirar logo a parte estragada.

Espero que tenham gostado!

Beijos