Oi gente! Hoje vamos passar duas receitinhas para ajudar quem sofre com cabelo oleoso. Quis trazer essa assunto aqui porque tenho “sofrido” bastante com esse problema.

Vou contar um pouco da minha historinha com cabelo oleoso. Oleosidade nunca tinha sido um problema para mim até eu fazer progressiva. Sempre ficava 2 dias sem lavar o cabelo e conseguia segurar a onda bem. Mas, depois da progressiva, meu cabelo começou a “jorrar óleo”. Achei que, quando o efeito da progressiva acabasse, acabaria meu problema, mas não foi bem assim porque meu cabelo continuou sendo oleoso. É fato que a progressiva deixa o cabelo oleoso, pois  o formol forma uma película que não deixa a oleosidade penetrar no fio e aí ela fica do lado de fora, deixando o fio mais oleoso. Mas também existem outros fatores associados a tal distúrbio.

Segundo o site minhavida:

Entre as possíveis causas da oleosidade em excesso temos primeiramente as questões fisiológicas e alterações hormonais, que levam as glândulas a produzirem maior oleosidade. Além disso, fatores externos como banho muito quente, uso de secador em temperaturas elevadas e também influências de cosméticos, como xampus não compatíveis com o tipo de cabelo e o uso exagerado de condicionadores e cremes também podem contribuir. Outro fator que estimula a oleosidade, muitas vezes, está ligado ao ambiente de trabalho da pessoa, por exemplo, locais como cozinha e oficinas mecânicas onde há contato constante com substâncias oleosas.

Eu fico falando que a progressiva que eu fiz em 2012 deixou meu cabelo oleoso para sempre, mas eu também tomo banho quente e uso secador em temperatura alta. Do banho quente eu não abro mão, mas a parte do secador eu estou diminuindo a temperatura para secar a raiz do cabelo. Então acho que é hora de eu parar de culpar só a progressiva, né?

Agora que estou deixando meu cabelo voltar ao natural depois do corte químico ( veja a triste história aqui), a oleosidade da minha raiz ficou bem mais evidente, me fazendo buscar alternativas para contornar o problema.

Diante desse fato e levando em consideração que eu queria encontrar soluções baratas e mais naturais, tenho feito essas duas receitinhas caseiras que vou passar para vocês agora e que estão fazendo um bem danado ao meu cabelo.

Vamos conferir?

Cabelo oleoso: Esfoliação capilar

img_0991-1

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de açúcar cristal
  • Shampoo

O que eu faço é levar o açúcar puro para o banho e quando vou lavar o cabelo com shampoo misturo o açúcar massageando delicadamente o couro cabeludo.

A esfoliação capilar elimina impurezas, oleosidade e resíduos dos fios e melhora a circulação de nutrientes no couro cabeludo.

Faço essa receitinha uma vez por semana e preciso dizer que melhorou muito a oleosidade do meu cabelo.

Cabelo oleoso: Máscara de argila

Argila rosa
Cabelo oleoso: como acabar com o problema

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de argila
  • 5 colheres de sopa água filtrada

A argila é absorvente de toxinas e impurezas, e possui propriedades cicatrizantes, anti-inflamatórias, purificantes, adstringentes, remineralizantes e antissépticas. Promove a cicatrização e a reconstituição dos tecidos, estimula a circulação sanguínea e linfática e tem efeito tensor imediato e antisséptico. A argila pode ser usada no cabelo, rosto e corpo.

Eu uso muito a argila rosa para essa receitinha. Recentemente, comprei a branca e a preta para testar na máscara capilar e também e adorei o resultado. Se você quiser conhecer um pouco sobre os tipos de argila, veja esse post aqui.

Para a receitinha, vamos misturar esses dois ingredientes, passar em todo o couro cabeludo  e deixar agir por 20 minutos. Eu costumo passar no couro cabeludo sujo antes de lavar. Depois do tempo de pausa, lavo como de costume.

A raiz do cabelo fica bem soltinha e sem nada de oleosidade, Uma maravilha!

Eu tenho feito essas receitinhas a cada 15 dias, intercalando uma com a outra. Costumo tirar o sábado ou domingo para fazer, que é quando tenho mais tempo. Então em um sábado ou domingo faço a esfoliação e no outro faço a máscara de argila, e assim sucessivamente.

Costumo lavar o cabelo dia sim, dia não. E antes de colocar em prática esses receitinhas, no dia em que não lavava o cabelo ele já ficava bem murcho e oleoso. Depois dessas receitinhas, meu cabelo fica bem apresentável no dia em que não lavo. Nem estou usando mais tanto o shampoo a seco como costumava usar.

Não vou largar esse ritual nunca mais! Além de controlar a oleosidade, a esfoliação capilar e a máscara de argila trazem inúmeros benefícios para os cabelos. São ótimas receitinhas para quem está sofrendo com queda capilar também.

Indico muito essas receitinhas! Ainda mais com esses produtinhos acessíveis né?

Beijos