Oii gente! Muito se ouve falar a respeito do tal cronograma capilar. Mas, será que sabemos mesmo do que estamos falando?!

Então vamos ao que interessa: o que é Cronograma Capilar?

Cronograma capilar nada mais é do que um calendário de tratamento para o seu cabelo. Um tratamento que consiste em repor a massa capilar e todos os nutrientes que naturalmente perdemos em nosso dia a dia.

Esses nutrientes são perdidos por “n” motivos: exposição ao sol, cloro, água muito quente, químicas realizadas no cabelo (pinturas, alisamentos, chapinhas, escovas).

Você pode montar seu  próprio cronograma capilar de acordo com a necessidade do seu cabelo, ou seguir o cronograma oficial. O que é mais importante é saber que seus cabelos precisam de tratamentos diários e semanais, para que resultados aconteçam. Um cabelo bem cuidado tem outro valor.

O cronograma consiste em 3 etapas: hidratação, nutrição e reconstrução.

Putz, e eu aqui passando a máscara mais cara no meu cabelo achando que to abafando na hidratação.

Calma, minha jovem! Vamos explicar qual a máscara indicada para cada etapa do processo de cronograma:

Hidratação

A hidratação, como o próprio nome já diz, é responsável pela reposição da água dos fios.

Máscaras hidratantes: aquelas à base de frutas, vegetais, glicerinas e vitaminas. Nesta etapa seu cabelo fica macio, sedoso e brilhoso.

Nutrição ou Umectação

A nutrição, devolve aos fios,os lipídios, as gorduras necessárias ao cabelo.

Máscaras nutritivas: aquelas à base de  óleos ou manteigas (karité, côco, abacate, murumuru, cacau, etc…). Nessa etapa seus fios ficam com balanço novamente.

Restauração

A restauração repõe as proteínas dos fios.

Máscaras reconstrutoras: aquelas à base de creatina, arginina, queratina, aminoácidos, colágeno, proteínas hidrolisadas, cisteína, entre outras.

Obs.: A reconstrução é uma etapa para se fazer com bastante cautela, pois o excesso de queratina no cabelo sem a necessidade pode danificá-lo mais ainda. Faça esta etapa apenas de 15 em 15 dias.

O cronograma oficial é o seguinte:

cronograma-capilar-oficial-como-funciona

É isso, menina(o)s! Seguindo ao cronograma capilar oficial ou fazendo o seu próprio cronograma, o importante é estar cuidando sempre do seu cabelo, para que ele fique belo, sedoso e saudável. Química faz parte de nosso dia a dia, mas os cuidados também devem fazer. E é isso que faz toda diferença na qualidade do cabelo.

Um beijo!